PORTARIA 04/2023

Regulamenta o uso do cordão de fita com desenhos de girassóis para a identificação de pessoas com deficiências ocultas (CIPDO).


  • 16/10/2023 - 16:18 | Atualizado em 16/10/2023 - 16:20

PORTARIA 04/2023

Regulamenta o uso do cordão de fita com desenhos de girassóis para a identificação de pessoas com deficiências ocultas (CIPDO).

CRISTIANI SILVÉRIO DE ANDRADE BUSSINATI, Secretária Municipal de Saúde, no uso de suas atribuições legais.

Considerando a Lei Federal n° 14.624, de 17 de julho de 2023 que altera a Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2.015 (Estatuto da Pessoa com Deficiência), para instituir o uso do cordão de fita com desenhos de girasóis para a identificação de pessoas com deficiências ocultas.

 Considerando a Lei Municipal n° 7.101, de 23 de maio de 2022, que institui o uso do Cordão de Girassol, como Instrumento Auxiliar de Orientação e Identificação de Pessoas com Deficiências Ocultas, no Municipio de
Assis-SP;

Considerando a Lei Municipal nº 7.374, de 04 de Julho de 2.023, que dispôe sobre o atendimento preferencial aos portadores de Fibromialgia;

RESOLVE:

Art. 1º -  Esta Portaria visa regulamentar a emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Deficiência Oculta -  CIPDO no Município de Assis.

§ 1º - A emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Deficiência Oculta,  CIPDO, será feita somente às pessoas com esse diagnóstico, devidamente comprovado por atestado/laudo médico, com indicação do Código da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID) de acordo com o tipo de doença e somente aos residentes no Município de Assis.

Art. 2º - A expedição da CIPDO será emitida pela Secretaria Municipal da Saúde de Assis, devidamente numeradas, de modo a possibilitar a contagem dos Portadores de Deficiências Ocultas no Municipio de Assis, conforme relaçao abaixo:

- Autismo;

-TDAH;

- Demencia e Deficiência Intelectual;

- Doença de CROHN;

- Paralisia Cerebral;

- Fibromialgia;

- Esclerose Multipla;

- Sindrome de TOURETTE;

- Deficiência Auditiva e Visual;

- Entre Outras.

Art. 3° - A emissão da CIPDO deverá ser requerida, conforme modelo no anexo I, na Unidade Básica de Saúde mais próxima das residências das pessoas com Deficiências Ocultas  pelo:

I – próprio interessado, caso seja capaz;

II – responsável legal, nos demais casos.

Art. 4° - Para requerer a CIPDO será necessário apresentar os seguintes documentos:

I – requerimento, conforme modelo do anexo I;

II - foto 3x4, preferencialmente digital;

III – cópia simples de documento com foto;

IV – laudo ou atestado médico emitido nos últimos 12 (doze) meses;

V – Comprovante de endereço.

§ 1º - Caso o requerimento seja realizado pelo representante legal, este deverá apresentar documento comprobatório desse vínculo, original e cópia simples de documento com foto.

§ 2º - Nos casos em que a pessoa com Deficiências Ocultas seja imigrante detentor de visto temporário ou de autorização de residência, residente fronteiriço ou solicitante de refúgio, deverá ser apresentada a Cédula de Identidade de Estrangeiro (CIE), a Carteira de Registro Nacional Migratório (CRNM) ou o Documento Provisório de Registro Nacional Migratório (DPRNM) com validade em todo território nacional.

Art. 5° A Secretaria Municipal da Saúde emitirá a CIPDO em até 45 (quarenta e cinco) dias, a contar da data do requerimento.

Parágrafo único – em caso de perda ou extravio da CIPDO, será emitida a segunda via mediante apresentação de boletim de ocorrência policial.

Art. 6° - A CIPDO terá validade de 05 (cinco) anos, devendo ser mantidos atualizados os dados cadastrais do identificado, e deverá ser revalidada com o mesmo número, de modo a permitir a contagem das pessoas com Deficiências Ocultas.

Art. 7º- Esta carteira, dará ao usuário a identidade de portador de Deficiências Ocultas, incluindo-o no grupo de pessoas com prioridade. No entanto, os serviços de saúde seguem respeitando o princípio de equidade no SUS, sendo avaliado pela equipe de saúde a sua prioridade no atendimento.

Art. 8º - O uso do Cordão de Girrasóis, não constitui fator condicionante para o gozo dos direitos assegurados às pessoas com Deficiências Ocultas, sendo seu uso facultativo. Portanto, o interessado em usar o cordão, deverá adquiri-lo com recursos próprios nos estabelecimentos comerciais (papelaria, internet, etc).

Art. 9°. Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

Assis, 16 de outubro de 2023.

CRISTIANI SILVÉRIO DE ANDRADE BUSSINATI

SECRETÁRIA MUNICIPAL DE SAÚDE

BAIXAR MODELO


Aplicativo

Atendimento ao Cidadão, 24 horas.

Acesse aqui

Informativo

Receba as notícias da Prefeitura.

Acesse aqui

AssisDigital

Catálogo de Serviços Digitais.

Acesse aqui

Curta